Resumo de “Detalhes do Projeto” - TEXTO


Atendendo solicitações fizemos este Resumo, contudo aconselhamos a leitura integral das Argumentações para o completo entendimento do Projeto.


Mudança para Faixa Etária ao invés das referências Séries e Anos - Horários Específicos para cada Faixa Etária

Turmas de 0 até 5 anos: Maternal – Secretaria Municipal – Formação Inicial – Integral

Turmas de 6 até 8 anos: 1º Segmento – Secretaria Municipal – Formação Básica – Integral

Turmas de 9 ou 10 anos: 2º Segmento – Secretaria Municipal – Formação Cívica e Moral – Integral

Turmas de 11 ou 12 anos: 3º Segmento – Secretaria Municipal – Formação Social – Integral

Turmas de 13 ou 14 anos: 1º grau – Secretaria Estadual – Conhecimentos Escolares – Manhã

Turmas de 15 até 17 anos: 2º grau – Secretaria Estadual – Formação Técnica – Tarde

Turmas acima de 17 anos: Extra – Secretaria Estadual – Supletivo – Noite

É dever do Estado alocar o jovem na Escola do seu interesse. Esforço de prioridade máxima. Construam-se Escolas. Recrutem-se Profissionais de Ensino.

Obrigatoriedade por Lei da permanência dos jovens nas Escolas. Esta Lei seria reeditada e de rigorosa cobrança do seu cumprimento.

Mudança de Disciplinas e Conteúdos - Aulas de Reforço Resumido dos Anos Anteriores (RRAA)

Livros Didáticos Nacionais Únicos para todas as Disciplinas e para todas as Turmas. Otimizado em Módulos por 200 Planos de Aulas, padronizando o Ensino no Brasil500Anos.

Criação de Novas Disciplinas e Reformas nas já Existentes. O que ensinar, por que ensinar e como ensinar. Máximo de 30 alunos por Turma.

Aulas de RRAA, para alunos evadidos das escolas nas suas faixas etárias, que conteriam todas as disciplinas de todos aqueles anos de forma resumida.

Mudança na Formação das Turmas Escolares

Fim da “Distorção Série-Idade”, visto que o aluno sempre estará na “Idade-Certa”. Formação das turmas através do rendimento escolar nos anos anteriores.

Cada aluno tem seu tempo e assim diferentes formas didáticas. Busquemos o desejável aprendizado na idade certa, ao invés de procurá-lo na idade errada.

Não basta só estar na Escola. Bem orientado e colocado no local certo, o aluno terá estímulo para estudar, o que falta hoje no atual modelo.

Turma A: Bom Desempenho em Matemática e Português.

Turma B: Bom Desempenho em Matemática e Médio Desempenho em Português.

Turma C: Bom Desempenho em Português e Médio Desempenho em Matemática.

Turma D: Médio Desempenho em Matemática e Português.

Turma E: Baixo Desempenho em Matemática e Português.

Aprovação Automática ao invés de Reprovação Contraditória

Consequência (também) da 1ª Mudança. Mesmo sabendo da sua aprovação o aluno se motivará a estudar, pois saberá que precisará dos conteúdos no futuro.

Ficar repetindo períodos como ocorre atualmente, só amplifica os problemas sociais do aluno, não os resolve e culmina somente em evasões.

O fim de injustas reprovações de alunos, devido contradições e arbitrariedades nos seus processos de avaliações de desempenhos escolares.

Mudança na Estrutura da Direção Escolar

A Direção Escolar exige profissionais altamente capacitados para lhe dar com os atuais e graves problemas sociais brasileiros, composta por um trinômio de profissionais das seguintes áreas: Direito, Psicologia e Pedagogia. Estes profissionais trabalhariam de forma harmônica e sem diferenças hierárquicas.

Regras de Conduta Escolar e Sanções

A realidade da Educação Pública Brasileira exige um padrão de comportamento dos nossos alunos em todos os setores da Escola. Regras de Conduta Escolar e Sanções, baseadas nas diversas situações encontradas em nossas Escolas, seriam aplicadas de forma padronizadas em todas as Unidades de Ensino no Brasil500Anos.